quarta-feira, 13 de abril de 2016

Como verificar se seu trabalho possui qualidade mínima dentro de padrões aceitos internacionalmente.

Quando eu adquiri minha DSLR, eu tive a terrivel necessidade de verificar se minhas fotos tinham realmente qualidade (enquadramento, composição, foco, ruidos, cores, etc.), foi então que percebi a possibilidade de verificar tal qualidade através de plataformas de microstock, uma vez que essas empresas possuem critérios rigorosos de avaliação. Em muitos casos as vendas de imagens por essas plataformas nem sempre são interessantes, mas para mim se fez oportuno, serviu como um mecanismo para teste de qualidade de meu trabalho. É importante caso você não tenha interesse em permanecer utilizando os microstocks para comercialização de seus trabalhos, tenha consciência, uma vez você tendo a comprovação de sua qualidade, não fique enviando mais e mais imagens para serem avaliadas sem o interesse de mantê-las à venda.
Vou indicar quatro boas alternativas de microstock:
Dreamstime.com
Fotolia.com
ShutterStock.com
GettyImages.com
Obs.: lembre-se, caso não tenha o interesse em participar da comercialização de seus trabalhos através desses mecanismos, utilize um trabalho sem muito valor, apenas para verificar se você possui técnicas suficientes para garantir trabalhos de qualidade. Após a aprovação de seu trabalho pelo microstock, exclua a imagem enviada para avaliação e sinta-se confiante de que você possui qualidade suficiente para produzir bons trabalhos.

Inspirações

Ansel Adams
Andre Kertesz

Por que não publico mais no Panoramio (Google Earth ou Maps)

Uma coisa eu não posso negar, foi uma experiência bacana. Nós apreciamos trabalhos de muitas pessoas do mundo todo. Nos aventuramos e compartilhamos muitas histórias e nós curtimos, nós aprendemos e ensinamos. É uma pena que tenha acabado, pois mesmo que eu tenha completado meus objetivos, eu continuaria postando.
Meus principais motivadores para participação no Panoramio ('comunidade' responsável pelas imagens do GoogleEarth e GoogleMaps) foram:
- o fato de ser apaixonado por fotografia e paisagens, me encaminhou na busca de conhecimento sobre o assunto, me permitindo instigação para procurar conhecer as técnicas envolvidas;
- o interesse em conhecer e estudar os critérios do sistema responsáveis por definir quais imagens e em quais das ferramentas (GEarth e/ou GMaps) seriam postadas, também conhecer os critérios de pontuação que definem as melhores colocações e suas posições priveligiadas.
Todos os objetivos acima foram concluídos, e aproximadamente seis meses depois de minha última postagem - meados de 2015 - o Panoramio encerrou definitivamente suas atividades junto ao GEarth e GMaps.